Sobre a IBA - a voz global da profissão do direito

Queira observar que esta página é apresentada no idioma português para sua conveniência. A vasta maioria da literatura existente no site da IBA está em inglês.

A International Bar Association (IBA), fundada em 1947, é a principal organização mundial dos profissionais militantes no Direito e das ordens e associações de advogados. Seu quadro de associados é integrado por mais de 40.000 advogados e quase 200 ordens e associações de classe, estendendo-se através de todos os continentes. A IBA exerce sua influência no desenvolvimento da reforma do Direito Internacional, moldando o futuro da advocacia no mundo inteiro.

A IBA tem escritório administrativo em Londres, além de escritórios regionais situados em São Paulo, Brasil, e em Dubai, Emirados Árabes Unidos.

Integrada por duas divisões – a Legal Practice Division e a Public and Professional Interest Division – a IBA propicia aos seus membros acesso a importantes especialistas, assim como a informações atualizadas, abrangendo todas as áreas de militância no Direito e interesse profissional. Através de uma rede de comitês especializados, a IBA viabiliza um intercâmbio de informações e pareceres no que diz respeito às leis, práticas e responsabilidades profissionais relacionadas à advocacia em regime global. Publicações de alta qualidade e conferências essencialmente internacionais oferecem oportunidades inigualáveis para desenvolvimento profissional e networking aos profissionais militantes no Direito e seus respectivos associados.

A Bar Issues Commission serve de fórum para que as ordens e associações de advogados possam discutir, em nível internacional, qualquer matéria referente ao Direito.

O Human Rights Institute da IBA atua com vistas à promoção, proteção e cumprimento dos direitos humanos, sob a égide de um Estado de Direito justo, bem como à preservação da autonomia do Poder Judiciário e da advocacia em âmbito mundial.

Em parceria com a Open Society Initiative for Southern Africa [Iniciativa de Sociedade Aberta para o Sul da África], a IBA criou o Southern Africa Litigation Centre [Centro de Direito Contencioso do Sul da África], sediado em Johannesburgo, África do Sul, a fim de promover os direitos humanos e o Estado de Direito em Angola, Botsuana, República Democrática do Congo, Lesoto, Malávi, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia e Zimbábue.

A IBA foi instrumental na formação do International Legal Assistance Consortium [Consórcio Internacional de Assistência Judiciária], em Estocolmo, Suécia. Esse consórcio global de organizações não-governamentais presta assistência judiciária de caráter técnico a países em situação de pós-conflito.

Através de um projeto custeado por doações, a IBA mantém, em Haia, um escritório incumbido de administrar seu International Criminal Court (ICC) Monitoring and Outreach Programme. Esse escritório acompanha os trabalhos e processos do Tribunal Penal Internacional, com enfoque principal nos direitos do acusado quanto a ter julgamento imparcial, sobre a maneira em que o Estatuto de Roma e outros dispositivos legais do Tribunal vêm sendo implementados e sobre a promoção de um melhor entendimento dos trabalhos do Tribunal através da rede de associados da IBA em todo o planeta. Sua atuação em parceria com ordens de advogados, profissionais do Direito e organizações da sociedade civil visa disseminar informações e promover o debate sobre o TIP, globalmente, em diversas jurisdições. O programa também produz uma dinâmica revista de notícias sobre o TIP denominada Equality of Arms Review [Revista da Igualdade de Armas] ou EQ, a qual se encontra disponível no site da IBA.

Informações de contato:

International Bar Association
4th Floor
10 St Bride Street
London EC4A 4AD
United Kingdom
Tel: +44 (0)20 7842 0090
Fax: +44 (0)20 7842 0091
Site: www.ibanet.org